terça-feira, 21 de julho de 2009

Copa do Mundo No Brasil em 2014:Será?



Em 2014 a Copa Do Mundo será no Brasil e as cidades-sede já estão escolhidas.Contudo, a Fifa,por meio de seus agentes e inspetores já avisou:mudanças estruturais deverão ser feitas,tanto no que diz respeito a futebol(os estádios principalmente) quando medidas que tragam melhorias sociais aos torcedores,como segurança e transporte.

Obviamente que os governantes e os dirigentes já começaram a se mexer tão logo a confirmação das sedes aconteceu.E é claro que um evento com tal visibilidade provoque interesses privados e grande especulação empresarial,seja na área da construção civíl,seja na área de propaganda e marketing.Até aí,tudo mais que normal.


Porém,2007 mostrou que devemos ficar de olhos bem abertos.Os jogos Panamericanos mostraram enorme deficiência organizacional nas obras,uma vergonha.Algumas delas, já fechadas previamente,foram orçadas num valor 7 vezes maior do que o declarado em seus projetos.

São coisas que evidenciam no mínimo algo anormal.É!.E podemos até pensar na possibilidade de desvios de verba, sem a menor sombra de dúvida.O estádio Engenhão,por exemplo,tem a melhor pista de atletismo do país,mas não é permitido treinamentos por parte de atletas profissionais nem jovens promessas.



Como torcedor logicamente que eu vou adorar ter a chance de ver uma copa em meu país.Agora como brasileiro e cidadão,penso que há outras prioridades.A educação precisa de reformulações em sua teoria e aplicação.A questão da moradia e da inclusão social,por meio da terra e de novas portas de emprego clamam por uma melhor gestão,por melhores implantações.


É óbvio.Essas problemáticas não serão solucionadas até 2014.Entretanto,em termos de investimentos,o montante depositado para que a Copa seja realizada já ajudaria no enfrentamento de muita coisa.Um evento como este traz muitos lucros,é bem verdade.Mas no caso,o brasileiro cidadão saí no prejuízo e o brasileiro torcedor no lucro.
E você,fica de que lado? Razão ou emoção?
Até...!


Nenhum comentário:

Postar um comentário